Tudo sobre Tomar e arredores
Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 21.11.09 às 02:08Link do artigo | | favorito

Há blogues e blogues. Toda a gente o sabe, mas o "Nabiantia" é um blogue à séria (não querendo aqui imitar um dos ex-candidatos à câmara de Tomar).

De facto é-o mesmo e recomenda-se seguir diariamente, imagine, desde há dois anos, Pois é! O "Nabantia" comemora hoje dois de existência, ao que,  felicito o seu autor pelo trabalho desenvolvido. Agora... agora venha mais um e mais um e mais um!!!!


Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 16.11.09 às 13:02Link do artigo | | favorito

Há cerca de 3 meses foram encontradas umas figuras ruprestes no concelho de Tomar, mas agora com a descida do nível da água da Albufeira de Castelo de Bode, mais gravuras se destacam. Veja um exemplo disso mesmo:

 

tags: ,

Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 14.11.09 às 21:20Link do artigo | | favorito

O Sporting de Tomar deslocou-se hoje a Cascais para defrontar a equipa local, num jogo a contar para a 7ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei Patins - 2ª Divisão Sul, onde foi derrotado por 8 - 5. A euipa nabantina ainda esteve em vantagem, mas o adversário consegui a reviravolta.

Os golos da equipa tomarense foram marcados por: Gonçalo Santos - (2); Bruno Monteiro - (2) e Ivo Silva - (1). Com este resultado o Sporting de Tomar ocupa agora a terceira posição com menos 3 pontos que o Sesimbra e 5 que o Cascais.

Adivinha-se mais um grande jogo para a próxima jornada, onde o Sporting de Tomar recebe o Sesimbra.

Os restantes resultados foram os seguintes:


Juv. Ouriense 1 – 2 HC Sintra
Sesimbra 8 – 4 Alenquer
Stella Maris 6 – 5 Ac. Amadora

Biblioteca 4 – 3 HC Turquel
Vasco Gama 5 – 5 Santa Clara
Parede 7 – 1 C. P. Beja
Nafarros 4 – 5 Campo Ourique

 

Referência ainda para as outras duas equipas de hóquei em patins do concelho de Tomar que militam na 3ª Divisão Nacional Zonz Centro. A Equipa da ACR Santa Cita recebeu e venceu o Sporting de Marinhense por 6 - 4, enquanto a Gualdim Pais foi a Arazede arrecadar uma derrota por 7 - 2.


 


Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 13.11.09 às 12:41Link do artigo | | favorito

Para quem quer passar uma ou várias noites em Tomar, deixo alguns locais com página na Internet.
Para começar temos o Hotel dos Templários, depois a Residencial Trovador, junto à Estação da CP e dos Autocarros, existe também a Pensão Residencial Luanda, na Avenida Marquês de Tomar, perto do Jardim Mouchão, a Pensão Residencial Sinagoga, na rua Gil Avô, parte antiga da cidade, a Residencial Cavaleiros de Cristo, na rua Alexandre Herculano, ainda a Residencial Bom Jardim, na Praceta de Santo André, início da Estrada de Coimbra, na ilha da cidade de Tomar, Mouchão Parque, temos a Estalagem de Santa Iria, a Residencial Luz, situada na rua Serpa Pinto, também na mesma rua, fica a Residencial União, na rua Major Ferreira do Amaral, está a Residencial Kamanga. Já fora da cidade, num dos mais belos lugares que a natureza nos dá, temos a Estalagem Ilha do Lombo, situada, numa ilha do Rio Zêzere, nas Barreiras, Serra.
Deixo ainda uma publicação dos Serviços de Turismo da CMT, sobre onde dormir em Tomar.
Como vê, tem muito por onde escolher, por isso é de vir visitar esta cidade de história e tradição. Faça boa estadia e volte sempre!

tags:

Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 12.11.09 às 23:27Link do artigo | | favorito

O Convento de Cristo, histórico monumento na cidade de Tomar, situado na freguesia de S. João Baptista, classificado em 1983 pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, pertenceu à Ordem dos Templários. Fundado em 1162 pelo Grão-Mestre dos Templários, D. Gualdim Pais, o Convento de Cristo ainda conserva os sinais, os símbolos, as recordações da intensa presença desses monges cavaleiros e dos seus herdeiros, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede.

 

Foi com este texto, que o autor do "Nabantia" começou mais uma excelente série, a "História Concisa do Convento de Cristo".

 


Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 12.11.09 às 14:47Link do artigo | | favorito

A Câmara de Tomar decidiu hoje entregar a empreitada de execução da ligação entre a Mata dos Sete Montes e o Convento de Cristo à empresa Vedap – Espaços Verdes, Silvicultura e Vedações, SA, sedeada em Constância.
A obra prevê a criação de espaços de repouso e pontos de iluminação ao longo do percurso pedestre, a reabilitação da casa do guarda da Mata e a criação de instalações sanitárias.

 

Este projecto é sem dúvida uma mais valia para Tomar.

 

Fonte: Jornal "O Templário"


Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 12.11.09 às 11:07Link do artigo | | favorito

Irá decorrerer nos próximos dias 20, 21 e 22 de Novembro, no no Complexo Desportivo Municipal de Tomar o Campeonato Regional de Absolutos de Natação de juniores e seniores.

 


Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 11.11.09 às 18:52Link do artigo | | favorito

"A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, mais conhecida como Ordem dos Templários, é uma Ordem de Cavalaria criada em 1118, na cidade de Jerusalém, por nove cavaleiros de origem francesa, entre os quais Hugo de Payens e Geoffroy de Saint-Omer, com o objectivo de defender os interesses e proteger os peregrinos cristãos na Terra Santa. Sob a divisa Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini Tuo da gloriam (Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome dai a glória), tornou-se nos séculos seguintes numa instituição de enorme poder político, militar e económico. Inicialmente, as suas funções limitavam-se à proteção dos peregrinos que se deslocavam aos locais sagrados, nos territórios cristãos conquistados na Terra Santa, durante o movimento das Cruzadas."

 

Assim foi o início da segunda série publicada sobre Histórias Concisas no "Nabantia". Pode ler esta na íntegra aqui.


Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 11.11.09 às 13:23Link do artigo | | favorito

Acontece hoje, pelas 18 horas, na Galeria do Centro de Arte e Imagem do Instituto Politécnico de Tomar, no edifício da Avenida Cândido Madureira, a sessão de inauguração da exposição electricity, de António Júlio Duarte.

António Júlio Duarte, natural de Lisboa (1965), formado no Ar.Co, em Lisboa, estudou ainda no Royal College of Art, em Londres, tendo exposto projectos individuais e colectivos em lugares como o Centro Português de Fotografia, no Porto, o Museum fur Photographie, em Braunschweig (Alemanha) e o Tokyo Photographic Center, entre muitos outros. Publicou cinco livros / catálogos sobre o seu trabalho de autor; encontra-se representado em várias colecções privadas e públicas.

 

 

Fotografia: António Júlio Duarte


Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 10.11.09 às 23:25Link do artigo | | favorito

Em Março de 2004, Leonel Vicente, no seu Tomar Actual, dava início a uma apresentação das 16 freguesias do concelho de Tomar. Após quase 5 anos depois, o Tomar, a Cidade, resolveu publicar uma breve apresentação das mesmas.

Fique a conhecer um pouco melhor cada uma delas:

 

Além da Ribeira 
Alviobeira
Asseiceira
Beselga
Carregueiros
Casais
Junceira
Madalena
Olalhas
Paialvo
Pedreira
S. Pedro de Tomar
Sabacheira

Santa Maria dos Olivais
São João Baptista
Serra

 


 


subscrever feeds
Tempo em Tomar
pesquisar
 
Twitter
Descobertas arquivadas
pesquisar
 
Sobre mim
Technorati
Add to Technorati Favorites
Twingly
Twingly BlogRank
PT Moblig
Top de Blogues
blogs SAPO