Tudo sobre Tomar e arredores
Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 06.02.09 às 20:53Link do artigo | | favorito

Mandado construir pelo Rei D. Manuel, o Paço Real de D. Manuel tem sido alvo de uma série de alterações ao longo de várias épocas.

Este edifício possui uma galilé de três arcos que suportam um primeiro andar com cinco janelas, com mais duas de cada lado e debaixo destas ficam duas de peitoril e mais uma centrada no piso térreo.

A janela central do primeiro piso, situa-se entre duas pedras lavradas com as armas reais e uma esfera armilar, sendo que por cima* da cimalha está a Cruz da Ordem de Cristo.

Nas traseiras do edifício, no primeiro andar existe uma galeria de sete vãos com arcos perfeitos (os três centrais abertos e os outros fechados), no andar superior os sete vãos encontram-se abertos.

Actualmente, neste edifício está instalada a Câmara Municipal de Tomar.

 

*"E veja-se aqui uma evidência do poder extremo que a Ordem tinha.
O Rei no seu palácio tem as suas armas e sinais, o brasão e a esfera armilar e por cima deles está a Cruz Templária. Não abaixo, em sinal de subordinação, nem ao lado, em sinal de igualdade mas por cima, e não é por acaso, na torre sineira de S. João Baptista ocorre tal e qual.
"

(Nota de Alfredo Caiano Silvestre que achei ser importante juntar ao artigo)

 


alfredo caiano silvestre a 6 de Fevereiro de 2009 às 22:20
E veja-se aí uma evidência do poder extremo que a Ordem tinha.
O Rei no seu palácio tem as suas armas e sinais, o brasão e a esfera armilar e por cima deles está a cruz templária. Não abaixo, em sinal de subordinação, nem ao lado, em sinal de igualdade mas por cima, e não é por acaso, na torre sineira de S. João Baptista ocorre tal e qual.

Tempo em Tomar
pesquisar
 
Twitter
Descobertas arquivadas
pesquisar
 
Sobre mim
Technorati
Add to Technorati Favorites
Twingly
Twingly BlogRank
PT Moblig
Top de Blogues
blogs SAPO