Tudo sobre Tomar e arredores
Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 30.01.09 às 19:52Link do artigo | | favorito

Tomar possui essencialmente no centro histórico, um património histórico e arquitectónico rico em janelas e em elementos decorativos como as gárgulas.
Na Rua dos Arcos, sobre o vértice do segundo arco, encontra-se a janela mais antiga, datada do séc. XV. Seguidamente na Rua Torres Pinheiro, encontra-se outra janela de verga superior com um recorte geométrico e elementos decorativos. Na Avenida Cândido Madureira podemos observar a frontaria de uma casa popular, com janelas e paredes simples adornadas com vasos de flores. Mais à frente na Casa dos Tectos existem janelas de guilhotina com elementos geométricos de avental. Existem no centro histórico da cidade várias janelas de guilhotina com avental baleado. Ao entrar na Rua Pedro Dias encontra-se uma janela de canto do Renascimento final.
No cruzamento com a Rua Joaquim Jacinto encontramos uma janela, esta do período Manuelino. Na Rua Infantaria 15, encontra-se um prédio com janelas do séc. XVII. Duas janelas quinhentistas de avental simples encontram-se na Rua Aurora de Macedo. Na rua do Camarão podemos admirar uma das mais bonitas janelas de Tomar.  Na rua Silva Magalhães, no antigo edifício da Biblioteca Municipal, encontra-se uma janela considerada monum
ento nacional, com balaústres.

Info Tomar

 

 

 


Tempo em Tomar
pesquisar
 
Twitter
Descobertas arquivadas
pesquisar
 
Sobre mim
Technorati
Add to Technorati Favorites
Twingly
Twingly BlogRank
PT Moblig
Top de Blogues
blogs SAPO