Tudo sobre Tomar e arredores
Comentar
Publicado por Luís Ribeiro, em 16.01.09 às 19:01Link do artigo | | favorito

Tomar localiza-se na Bacia Hidrográfica do Nabão, no centro de Portugal, sendo equidistante tanto do Norte como do Sul do país.

O vale do Nabão é uma vasta planície de terrenos de Idade Terciária, a qual se denomina Complexo Lacustre Miocénico. Analisando o seu solo encontra-se arenitos, calcários, areias, cascalheiras, argilas e outros.

No passado a utilização destas matérias primas constituía uma realidade do quotidiano, o que actualmente devido à normalização dos processos e materiais construtivos Tomar sofre um distanciamento da sua natureza normal.

Tomar sempre gostou de ser denominada Cidade Templária, as suas capacidades turísticas cada vez mais se evidenciam, tanto pelo seu vasto património arquitectónico como pelas suas festas, caso da principal, a Festa dos Tabuleiros.

Analisando o estado actual de Tomar, esta apresenta uma quebra populacional e um forte índice de envelhecimento da população, facto que contraria séculos anteriores em que sempre existiu um aumento.

Existem várias teorias para estes factores, entre os quais a profunda crise económica que a cidade vive no momento, com o encerramento de vários sectores industriais.

Conjuntamente inicia-se um processo de terciarização da actividade económica, indo recair sobre a hotelaria e o comércio.

Com o sector industrial em crise, onde já tinha ganho tradição no papel e fiação, Tomar tem vindo a perder posição regional e nacional.

De qualquer maneira, a qualidade de vida urbana em Tomar,  é sem dúvida superior a outras médias e grandes cidades do país.

tags:

Tempo em Tomar
pesquisar
 
Twitter
Descobertas arquivadas
pesquisar
 
Sobre mim
Technorati
Add to Technorati Favorites
Twingly
Twingly BlogRank
PT Moblig
Top de Blogues
blogs SAPO